quarta-feira, 12 de novembro de 2014

La Bella Italia - Passeios Imperdíveis

A intenção inicial era fazer passeios independentes, mas por vezes foi mais cômodo aderir a um tour especializado, mesmo para ganhar tempo, como no caso de Cinqueterre, em que os horários de trem e a distância não colaboram com o turista autônomo. Foi tudo muito acertado em nossas escolhas. Tudo saiu a contento. Não tivemos nenhuma desistência ou contratempo insuperável. Conseguimos fazer todos os passeios agendados e contratados.
Na maioria dos casos, a escolha da empresa foi influenciada pela pesquisa no TripAdvisor. 


Utilizamos os serviços da Italian Days em Bolonha. Queríamos fazer o passeio proposto por eles,  o Italian Day Food Experience, mas queríamos também acrescentar uma visita à Maranello, onde fica a fábrica e o museu da Ferrari.
Propus e eles me fizeram uma oferta irrecusável. Ficou muito interessante passar o dia conhecendo e experimentando os sabores do queijo e do prosciutto e no final ir ver de perto todo aquele acervo do automobilismo.
O Alessandro, o guia, é muito dinâmico e alegre. Te deixa à vontade e fala de uma forma muito apaixonada. Não só explica, como nos leva a ver de perto todo o processo do parmeggiano, do acetto balsâmico e do prosciutto. É um passeio incrível porque podemos provar a cada explicação todos os produtos. Sem falar no almoço de encerramento que reúne massas e carnes numa confraternização entre amigos. A paisagem é outro elemento importantíssimo. Entre uma e outra parada, pudemos observar todo esplendor de uma região rica e produtiva, a variedade de cultivos e de cores.
Tudo foi fechado por email e o pagamento realizado apenas no final do passeio.
Pelo muito que significou pra mim, atribuo a nota máxima, 10 pra eles. Inesquecível.


Com a Ciao Florence pudemos conhecer os arredores de Florença, coisa que só conseguiríamos alugando um carro. São regiões da verdadeira toscana, Chianti com aqueles morros e vales todos plantados, tecendo uma colcha colorida diante dos seus olhos.
Escolhemos um passeio só de meio dia, de 14h as 18h, pois chegaríamos a Florença pela manhã, almoçaríamo e visitaríamos a Galeria Uffizi. Conheceríamos a paisagem e provaríamos algumas de suas especialidades: vinho com o selo Galo Nero, aceto e azeite. O pagamento podia ser feito em dinheiro ou em cartão no local de encontro, antes da saída do ônibus.
A primeira parada foi em uma produção familiar agrícola. Ouvimos sobre o processo de obtenção do aceto e vimos sua forma de estocagem. Em outra dependência da fazenda, tivemos uma série de degustações orientadas: vinho com queijo, aceto com sorvete, azeite com feijões e torradas. Tudo muito elaborado ao paladar e surpreendente, com explicações sobre a origem dos alimentos e a razão de estarem ali. Houve tempo para passar na lojinha onde todos os produtos consumidos estavam a venda.
Seguimos dali para Monteriggione, uma cidadela em cima do morro, encerrada por uma muralha. Muito interessante e pequena. Ali experimentamos o vinho Vinsanto e tomamos sorvete delicioso. Para subir na muralha, é preciso pagar uma pequena taxa. Vale a pena para ver a extensa paisagem, lá de cima, e se imaginar na época em que tudo ali estava no auge.
Antes de procurar uma empresa pra fazer esse passeio, avaliei seriamente as vantagens e desvantagens de se alugar um carro. Como dispunha de meio período do dia somente, concluí que não valia a pena, não só pelo preço, mas pela preocupação com estacionamentos e com o horário de devolução.
Ao retornar do tour, senti que tinha feito a escolha certa.



Minha primeira dúvida antes de fechar o passeio foi se eu conseguiria acompanhar o ritmo, pois há uma longa caminha a pé pelo parque, em terreno acidentado, com subidas e descidas. Relatei minhas preocupações a eles, inclusive a com uma hérnia de disco, e obtive imediata resposta sobre a distância e outros detalhes. Mesmo tendo sido a última a chegar ao destino nessa trilha, deu bem pra acompanhar o grupo.
Com o passeio agendado e pago pela internet, também saindo de Florença, partimos pontualmente de frente da estação de trem Santa Maria Novella às 9h. Havia dois guias e cada qual ficou com a metade do grupo, um explicando em língua inglesa e outro em italiano. Passamos por La Spezzia e descemos em Riomaggiore. Caminhamos pela parte alta da cidade, indo pegar o trem em Manarolla. De lá, caminhamos até Cornilha, onde almoçamos no restaurante Da Cecio. Muito bom e a paisagem é uma degustação à parte. Dali seguimos a tal trilha tortuosa e acidentada e maravilhooooooooosa. A vontade que dava era de parar e ficar admirando o mar turquesa lá embaixo. E tirar fotos e mais fotos. A chegada da caminhada foi pelo alto de Vernazza, onde ficamos admirando o mar quebrar nas pedras e depois apreciamos o delicioso gelatto. Pegamos um trem para Monterosso, onde tivemos tempo para um banho de mar geladíííííssimo, numa paisagem fabulosa. Tomamos um barco para Riomaggiore, com destino à Via dell'Amore. Pense num caminho beirando o penhasco e você se sentindo literalmente sobre o mar,um imenso mar pela frente, refletindo o sol já baixo do início da tarde. Nossa, que felicidade!!! Nem me dei conta do cansaço. Amei tudo. Ainda restava pegar o trem mais uma vez de Riomaggiore para La Spezia, de onde retornamos ao ônibus. Um dia de muita emoção.
Este passeio é oferecido pela conceituado site de turismo Viator por um preço quase que duas vezes maior. No entanto descobri que a Viator agencia o Walkabout Florence para realizar seus passeios em Cinqueterre. Ou seja, você paga bem menos pela mesma qualidade.

Apesar de ter percebido já em Nápoles que o preço acordado não era dos mais baixos, foi uma tranquilidade contar com os serviços da Ravello Taxi. Combinei o trajeto que queria fazer à Costa Amalfitana com o Salvatore, por email, e tudo correu a contento. Fomos de Nápoles à Salermo de trem para encurtar o caminho e baratear o custo. De lá seguimos de táxi até Amalfi, percorrendo as sinuosas pistas da encosta, estreitinhas que só, motivo de minha desistência em alugar um carro. O visual é fantástico. Quem enjoa com facilidade deve considerar a pista sinuosa por demais. Lá ficamos na praia e almoçamos. Depois subimos de Openbus até Ravello para visitar a Villa Cimbrone e a Villa Rufolo. Na volta, nossos planos foram atrapalhados por uma festa religiosa na região, tornando incerto o retorno até Salerno. Salvatore nos propôs levar diretamente até Nápoles por um valor que julgamos justo. Aceitamos, embora fôssemos perder o valor da passagem de trem já paga. Em compensação, curtimos mais paisagens maravilhosas que cercam o Vesúvio, só que dessa vez admirando não mais o mar mas as montanhas. Foi um dia pra não esquecer, graças aos serviços da Ravello.



Depois de muitos blogs lidos, chegamos ao nome de Nunzio, um barqueiro de bons preços e certa proximidade com clientes brasileiros. Único porém: não retorna os emails com a rapidez que se espera. Tanto que, depois de tudo tratado, resolvi procurar outro porque não me respondeu minha última pergunta. Foi então que descobri a Capri Relax Boats. Tratei com o Andew, muito solícito e atencioso. Logo que relatei a ele meus acordos com o Nunzio, foi logo dizendo que ele trabalhava lá também e que estava tudo resolvido. Confiei e deu certo. No ponto marcado em Marina Grande, na hora exata, encontrei Andrew que logo destinou nossa embarcação. Ficamos com um barco exclusivo para nós. Toalhas e água foram oferecidas. Fizemos a volta em torno da ilha, passando pelos pontos principais, como A gruta azul (pagamento à parte e muito bem pago, diga-se com propriedade) e o Faraglione, incluindo paradas para banho. Nosso guia era muito jovem mas muito simpático e prestativo. Levamos 2h15min para percorrer a ilha. Um tempo de contemplação e lazer. Show! Recomendadíssimo.


VASTOURS

Em Roma, fizemos um passeio de meio dia à Villa Adrian e à Villa d'Este. Infelizmente não achei mais o link dessa empresa. Mas lembro-me de haver outras a oferecer o mesmo serviço. Optei pelo tour pelo motivo da agilidade. Fazê-lo por conta própria levaria muito tempo, muito desgaste e pouco proveito. As vilas não ficam tão distantes de Roma, mas não há um transporte direto até lá. Como quis dispor somente metade do dia para conhecê-las, o jeito foi contratar a excursão. Achei que valeu a pena. Não se ganha muito ficando mais tempo em cada uma delas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário